top of page

Hospital Veterinário Público na Capela do Socorro é aprovado

Projeto do vereador Arselino Tatto depende apenas de sanção do Prefeito para entrar em vigor

A Organização Mundial da Saúde estima que existem 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Muitas pessoas deixam de adotar animais ou os abandonam porque percebem que a responsabilidade com os cuidados vai além da alimentação e do carinho, envolve gastos financeiros, especialmente com a saúde.

Pensando em políticas que possam amenizar esta problemática, o vereador Arselino Tatto apresentou em 2016 o PL 516 que trata da criação de um Hospital Veterinário Público na Capela do Socorro para acolher as demandas da zona Sul. A cidade de São Paulo já mantém dois hospitais públicos veterinários administrados pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), localizados nas zonas Norte e Leste da cidade.

A proposta do vereador Tatto foi aprovada em segunda votação nesta quarta-feira (06/11) e prioriza o atendimento de pessoas de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Também poderão ser contemplados pela Lei os protetores de animais.

Estes hospitais prestam serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. São nove especialidades voltadas aos animais: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

No Hospital Veterinário público da Zona Leste, no período de julho de 2012 a novembro de 2013, foram realizados 288 mil procedimentos, incluindo exames laboratoriais e de imagem; consultas em todas as especialidades veterinárias; tratamentos oncológicos e cirurgias variadas, inclusive de alta complexidade.

A implantação do hospital veterinário não visa só o bem estar animal, mas trata de uma questão de saúde pública que pode contribuir para diminuição do abandono e de maus tratos, já que muitas pessoas cometem esses atos por falta de recursos para custear vacinas e outras despesas essenciais.

O PL 516/16 foi aprovado em definitivo pelos vereadores da Câmara Municipal e agora será encaminhado ao Prefeito da cidade de São Paulo que poderá sancioná-lo, transformando-o em Lei, ou vetá-lo.

Atendimento à imprensa

Gabinete do vereador Arselino Tatto

Angela Veloso - Tel. (11) 3396-4002/94796-6243

E-mail: angelinha.veloso@gmail.com

bottom of page