Arselino Tatto: uma história de 30 anos de lutas e conquistas


Arselino Tatto completa 30 anos de atuação parlamentar

O primeiro dia de atividades legislativas de 2019, na Câmara Municipal de Vereadores, foi marcado por emoção. O vereador Arselino Tatto recebeu dos companheiros da bancada do PT uma homenagem em reconhecimento aos 30 anos dedicados ao Legislativo Paulistano e à cidade de São Paulo.

A bancada do PT se reuniu no Plenário para a homenagem

Antonio Donato, vereador líder da bancada, conduziu a homenagem ao lado dos demais vereadores: “A terceira questão é uma homenagem da nossa bancada, mas imagino que seja da Casa toda, ao decano, entre todos os nossos Vereadores, que completa hoje 30 anos de mandato. O nobre Vereador Arselino Tatto assumiu no dia 1º de fevereiro de 1989 e, ininterruptamente, está nesta Casa como Vereador. Foi presidente duas vezes, líder de Governo, inúmeras vezes líder da nossa bancada, membro da Mesa Diretora e gostaríamos de fazer esta homenagem da nossa bancada ao nosso querido Arselino Tatto, para quem peço uma salva de palmas”.

Nascido na cidade de Frederico Westphalen (RS), onde desde criança dedicou-se a ajudar os pais no trabalho na lavoura, Arselino Tatto é um dos 10 filhos da numerosa família Tatto.

Arselino chegou a São Paulo em 1972, aos 15 anos de idade. Trabalhou como office boy e metalúrgico, nesta época começou a ter contato com o movimento sindical. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhos e em 1983 participou da formação da Central Única dos Trabalhadores – CUT. Tornou-se dirigente do Diretório Zonal de Parelheiros e passou a compor também o Diretório Municipal do PT de São Paulo.

Em 1988, após disputar sua primeira candidatura, foi eleito vereador pela cidade de São Paulo. Desde então, Arselino segue comprometido na defesa e melhoria da capital paulista e dedica seus mandatos para elaborar projetos e leis que representam os interesses dos cidadãos paulistanos.

Em 2003 e 2004 esteve à frente da Presidência da Câmara Municipal e implantou a reforma administrativa, iniciativa que cortou privilégios, como altos salários e outras despesas elevadas, gerando economia para os cofres públicos. Entregou uma Câmara Municipal moderna, enxuta, dinâmica, transparente e mais eficiente.

O agricultor do Rio Grande do Sul, que chegou a ocupar o cargo de Presidente na Câmara de Vereadores mais imponente da América Latina, tem em seu currículo mais de 120 leis aprovadas e mais de 140 projetos de leis em tramitação. São 30 anos de dedicação diária à profissão que não escolheu, mas pela qual foi escolhido.

Vereadores presentes à sessão também parabenizaram Arselino Tatto

Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100

11º Andar - Sala 1112 - CEP 01319-900
Tels.: (11) 3396-4264 / 4001 / 4002 / 4003

São Paulo - SP

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
1024px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg_