Vereador Arselino Tatto leva o atendimento de seu gabinete para as ruas da periferia de São Paulo

O “Gabinete Itinerante Tatto” teve início no mês de março, no bairro Cantinho do Céu, zona sul da cidade

Vereador Arselino Tatto atende moradores do Cantinho do Céu

Denominado “Gabinete Itinerante Tatto” a ação foi idealizada há alguns anos e tomou forma há poucos meses quando o vereador Arselino Tatto e sua equipe discutiam sobre um modo de estar mais próximo da comunidade, de manter um diálogo constante para ouvir os cidadãos.

A iniciativa, inovadora no mandato do vereador Tatto, acontece sempre aos sábados, quinzenalmente, em bairros da cidade de São Paulo, determinados pela grande necessidade de serviços públicos. Uma tenda é montada ao ar livre e o vereador Tatto, juntamente com sua assessoria, realizam o atendimento dos cidadãos que queiram reivindicar, reclamar ou sugerir melhorias para o seu bairro ou mesmo para a cidade.

As solicitações recebidas são encaminhadas, por meio de ofício, aos órgãos competentes e o mandato acompanha a tramitação do pedido até o seu atendimento final.

Dezenas de pessoas foram atendidas na primeira edição do Gabinete Itinerante

Por que um “Gabinete Itinerante”?

Nos 30 anos de mandato e dedicação à cidade de São Paulo, Arselino Tatto acredita que o diálogo com o cidadão é a melhor ferramenta para subsidiar seu trabalho como vereador da cidade: “Ouvir o que as pessoas querem dizer, bem como conhecer suas necessidades é o melhor caminho para poder ajudá-las. As Leis mais importantes, aprovadas durantes estes anos, surgiram exatamente do diálogo com os cidadãos. Por isso, o objetivo principal do Gabinete Itinerante é ouvir cada pessoa com a qual pudermos conversar”, enfatizou Tatto.

No Castro Alves a maior demanda está relacionada à saúde pública

Cantinho do Céu foi o primeiro bairro a ser contemplado

A primeira edição aconteceu no dia 16 de março, no Cantinho do Céu, bairro de grande vulnerabilidade social localizado no extremo sul da cidade de São Paulo. No local, a maior demanda registrada foi por serviços de zeladoria, que incluem: tapa buracos, pavimentação, manutenção de córregos, obras para contenção de enchentes, limpeza pública, poda de árvores, dentre outros. Foram dezenas de pessoas atendidas.

Cada solicitação gera um ofício que é encaminhado aos órgãos competente

Saúde pública foi o tema mais abordado no Gabinete Itinerante Tatto no Jardim Castro Alves

O segundo evento do Gabinete Itinerante ocorreu no Jardim Castro Alves, no dia 30 de março. Assim como no Cantinho do Céu, Arselino Tatto conversou com a população, percorreu ruas do bairro e detectou que a saúde é o tema mais citado pelos moradores.

A região conta com o atendimento de uma AMA – Assistência Médica Ambulatorial, porém, o grande problema do equipamento é a superlotação, já que a região é populosa e carece de outras unidades de saúde que possam receber parte da demanda concentrada na AMA Castro Alves.

O Hospital do Grajaú também opera em capacidade máxima e a população reclama da falta médicos e demora no atendimento.

Há algum tempo o vereador Arselino Tatto acompanha essa situação. Em 2018, apresentou à Secretaria Municipal de Saúde proposta de construção de um Pronto Socorro em uma área pública localizada no Jardim Santa Bárbara, bairro próximo ao Castro Alves, que atenderia não só esta comunidade, mas também outros bairros do entorno.

No dia 27 de março Tatto esteve em audiência na Secretaria Municipal de Saúde e cobrou do secretário, Edson Aparecido, prioridade neste assunto. O pedido está sob análise.

Outro problema do bairro está relacionado ao córrego que atravessa a comunidade da Ilha, na rua Manoel Guilherme dos Reis. Na gestão do Prefeito Fernando Haddad, a pedido do vereador Tatto, foi realizada obra de desassoreamento no local, trazendo benefícios para a comunidade que agora solicita a canalização, medida que evitaria o transbordamento e a ocorrência de enchentes.

O próximo Gabinete Itinerante Tatto está previsto para o dia 13 de abril, no Jardim São Bernardo.

Para saber quando o evento acontecerá no seu bairro fique de olho em nossas redes sociais.

Outro problema no Castro Alves é a drenagem de um córrego na Comunidade da Ilha

Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100

11º Andar - Sala 1112 - CEP 01319-900
Tels.: (11) 3396-4264 / 4001 / 4002 / 4003

São Paulo - SP

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
1024px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg_