Vereadores Arselino Tatto e Jair Tatto se unem contra o fechamento de prontos-socorros estaduais

Além de protocolarem moção de repúdio encaminhada ao Governador de São Paulo, também estão mobilizando um abaixo-assinado virtual



O governador do Estado de São Paulo, João Doria, determinou que, a partir de 1º de fevereiro os prontos-socorros dos hospitais estaduais do Grajaú e de Pedreira, na zona sul, e os de Vila Alpina e do Itaim Paulista, na zona leste, terão seus atendimentos restritos aos pacientes do Covid-19, é o que chamam na rede de atendimento de portas fechadas.


Com a medida, quem precisar de acolhimento nestes hospitais terá de recorrer às UBS’s, UPA’s, AMA’s ou outros prontos-socorros e aguardar transferência pela central de regulação em casos graves.


Sabemos que antes mesmo da pandemia, a população já sofria com dificuldades no atendimento de saúde e que estes problemas foram agravados com o acréscimo de pacientes oriundos da pandemia do Coronavírus.


Os hospitais Pedreira e Grajaú, na zona Sul, Vila Alpina e Itaim Paulista, na zona Leste, atendem uma importante e numerosa parcela da população, moradores dos extremos da cidade que residem em grandes conglomerados periféricos e dependem do atendimento destes equipamentos, não havendo nestas regiões a oferta de outros hospitais que possam absorver toda a demanda que ficará desassistida em razão do fechamento dos prontos-socorros.


Portanto, fica evidente que a determinação do Governador Doria trará graves prejuízos à população e que cabe ao Estado e suas autoridades buscar alternativas para garantir que todo e qualquer cidadão/paciente, independentemente de seu diagnóstico, tenha direito e acesso ao sistema público de saúde.


Diante disso, os vereadores Arselino Tatto e Jair Tatto (PT) protocolaram uma moção de repúdio contra o fechamento dos prontos-socorros e estão mobilizando um abaixo-assinado virtual para pressionar João Doria a reconsiderar e suspender tal decisão.


Faça parte desse movimento, contribua assinando e divulgando a iniciativa dos vereadores do PT, entre neste link: http://chng.it/RMdQVCKtpR


Em defesa do SUS e do cidadão da periferia!