Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100

11º Andar - Sala 1112 - CEP 01319-900
Tels.: (11) 3396-4264 / 4001 / 4002 / 4003

São Paulo - SP

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
1024px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg_

A vontade de fazer sempre mais pela população não para, ao contrário, a cada mandato novas ideias surgem e com elas a apresentação de projetos de grande interesse social. Conheça algumas das propostas defendidas pelo vereador Arselino Tatto.

MOBILIDADE

Duplicação da Ponte Jurubatuba - Irmã Agostina

Em fevereiro de 2017, o vereador Arselino Tatto protocolou o ofício 111/2017, solicitando ao Prefeito João Dória a duplicação da Ponte Jurubatuba - Irmã Agostinha (conhecida por Ponte da Avon), em Interlagos. A ponte é uma importante via de acesso para a região e tem grande fluxo de veículos, sua duplicação facilitará a vida de milhares de trabalhadores que se deslocam diariamente com destino ao centro de São Paulo e outros bairros.
Em 2012, através da Lei 15.618, também de autoria do vereador, a ponte recebeu nova denominação e passou a ser chamada "Ponte Jurubatuba - Irmã Agostina", uma homenagem à Anna Maria Del Bazo, religiosa que morou na região e dedicou sua vida à caridade e ao trabalho humanitário.

EDUCAÇÃO

Creche para quem precisa

(PL 58/2016)

O projeto de Lei estabelece critérios de atendimento, sempre considerando concretizar o principio da igualdade em que o Estado deverá tratar desigualmente os desiguais. Dessa forma, o atendimento ao serviço público de creche deverá ser realizado territorialmente com a unidade educacional próxima da residência da criança solicitante, respeitando a ordem cronológica de inscrição para a criança com mãe que trabalha fora do lar e que possui remuneração mensal no limite de três salários mínimos.

SAÚDE

Enfermeiros Obstetras nas UBSs

e ambulatórios (PL 172/2015)

Observando o funcionamento das unidades básicas de saúde e dos ambulatórios de especialidades, bem como o perfil dos usuários que procuram os serviços de saúde nesses equipamentos, nota-se a grande necessidade da presença do profissional obstetra que possa acompanhar e atuar na atenção pré-natal desde o início da gravidez.

Hoje, o acompanhamento pré-natal é realizado pelos profissionais de enfermagem que proporcionam orientação de medidas favoráveis para o desenvolvimento do feto e boa condução da gravidez.

A presença de um enfermeiro obstetra é fundamental na promoção da prevenção à saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período.

EDUCAÇÃO / SAÚDE

Presença de auxiliar/técnico de enfermagem em unidades educacionais (PL 188/2015)

Você sabia que as unidades de educação infantil e educação fundamental não possuem quadro funcional habilitado para ministrar medicamentos aos alunos nos horários de aula? Há creches e escolas que não ministram os medicamentos e os pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade para fazê-lo.

Pensando nisso, o vereador Tatto apresentou a propositura que determina que o profissional deverá atuar na promoção de educação em saúde, executar ações simples de enfermagem e tratamentos prescritos, bem como ministrar medicamentos, desde que prescritos por profissional habilitado.

A medida zela e protege a saúde das crianças e por isso sua aprovação se faz importante e urgente.

TRANSPORTE

Transporte gratuito para tratamento de doenças graves (PL 614/2015)

É comum presenciarmos a dificuldade de amigos e conhecidos quando necessitam de transporte para locomoção de doentes debilitados por doenças graves. Muitas vezes o tratamento fica prejudicado pela ausência de um veículo adequado.

Pacientes portadores de doenças graves possuem necessidade de deslocamento para os diversos tratamentos disponíveis. Sessões de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, são exemplos de tratamentos contínuos e habituais, e demandam para o paciente e seus cuidadores o acesso a transporte de qualidade.

A partir dessa realidade surge a necessidade de um serviço semelhante ao Atende (destinado aos portadores de deficiência física) para quem está em tratamento de doenças crônicas ou graves.

HOMENAGEM

Praça da Sé terá nova denominação (PL 002/2017)

Também é papel do vereador reconhecer a contribuição de pessoas que dedicaram parte da sua vida à cidade de São Paulo e aos paulistanos que aqui residem. Dom Paulo Evaristo Arns, “amigo do povo”, como certa vez disse que gostaria de ser lembrado, será homenageado como símbolo da luta pelos direitos humanos no Brasil e uma das principais vozes da resistência política no Brasil.

Através do PL 002/20017, por inciativa do vereador Arselino Tatto, a denominação da Praça da Sé será alterada para “Praça da Sé – Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”. Uma justa homenagem a este grande Homem.