top of page

Vereador Tatto propõe projeto para implantação de consultório veterinário móvel

Já que a Prefeitura alega não ter recursos para hospitais e UBS’s voltados aos animais, a proposta é que o atendimento seja realizado em veículos que circulem pela cidade


30/05/2023



A cidade de São Paulo conta atualmente com apenas quatro hospitais veterinários públicos, um número insuficiente para atender toda a demanda da população.


Há alguns anos o mandato do vereador Arselino Tatto abraçou a causa animal e vem se dedicando na apresentação de iniciativas que visem o amparo e cuidado dos bichinhos.


Recentemente, o Prefeito Ricardo Nunes vetou um projeto de lei que criaria UBS Pet gratuita em São Paulo, uma proposta muito semelhante ao PL 595/2021 onde o vereador Tatto apresentava um programa que além de propor a implantação de novos hospitais veterinários na cidade, estabelecia uma rede de prestação de serviços de saúde médico-veterinário com diferentes modalidades de atendimento, desde a prevenção até procedimentos de alta complexidade.


Ocorre que o Prefeito alega não ter recursos para implantar mais hospitais ou UBS’s destinadas aos animais, esse argumento motivou o vereador Arselino Tatto a pensar um modelo economicamente mais viável para os cofres públicos, assim surgiu o PL 297/2023 que institui o consultório veterinário móvel, um serviço de atendimento itinerante para circulação pelos bairros da cidade.


Não podemos esquecer que há R$ 30 bilhões de reais nos cofres da Prefeitura, mas já que o Prefeito está sempre dizendo que não há recursos para bancar novos hospitais ou até mesmo UBS’s, a alternativa é o consultório móvel, a ser instalado em um veículo que possa circular pela cidade. Nossa proposta é muito mais viável, financeiramente falando, do que construir mais hospitais veterinários”, ponderou o vereador Arselino Tatto, autor do projeto.



Através do consultório veterinário móvel, a população terá acesso, de forma gratuita, a consultas médicas, aplicação de vacinas, tratamento ambulatorial e encaminhamentos para exames e cirurgias, desafogando a demanda dos quatro hospitais veterinários existentes na cidade.


O serviço será oferecido prioritariamente às famílias de baixa renda que recebam até três salários mínimos e aos protetores de animais cadastrados em órgãos municipais. O projeto prevê a celebração de convênios e parcerias como forma de redução de custos.


Por se tratar de um atendimento móvel, o consultório terá a facilidade de circular por toda a cidade, podendo haver a quantidade de veículos que a Prefeitura puder custear.


O PL foi apresentado no mês de maio e precisa tramitar pelas comissões para depois seguir ao Plenário e passar por duas votações.



Conheça outras propostas em defesa dos animais


Em 2016, Arselino Tatto apresentou o projeto 516/2016 para implantação de um Hospital Veterinário Público na Capela do Socorro, mas o Prefeito vetou a iniciativa.


Outra iniciativa do vereador Tatto é o PL 744/2020 que trata do sepultamento e cremação gratuitos de animais, para que as famílias de baixa renda tenham a oportunidade de encaminhar dignamente o corpo de seus animais após o falecimento. A proposta já foi aprovada em primeira discussão na Câmara e aguarda oportunidade para entrar na pauta de votação novamente. São necessárias duas aprovações para que o projeto seja enviado ao Prefeito.


Em 2021, o vereador protocolou o PL 595/2021 que prevê a criação de um programa que vai além da implantação de novos hospitais veterinários na cidade. O PASA – Programa Gratuito de Assistência à Saúde Animal estabelece uma rede de prestação de serviços de saúde médico-veterinário com a implantação de três diferentes modalidades de atendimento que se completam e se integram, desde a prevenção até atendimentos de alta complexidade. O projeto tramita na Câmara Municipal, mas ainda não passou por nenhuma votação.


No mesmo ano, o vereador se tornou coautor de um projeto que instituía o Hospital Veterinário Municipal para Animais de grande porte, PL 329/2021, mais uma iniciativa que não prosperou porque foi vetada pelo Prefeito.




bottom of page